Aplicativos Móveis para pessoas com Dislexia

Este trabalho apresenta recomendações de aplicativos móveis para pessoas com dislexia. Trata-se da segunda versão de Recurso Educacional Aberto. Primeiro é apresentada a versão original do REA e em seguida uma série de atualizações e extensões sobre a versão original.

Versão original: Aplicativos móveis para auxiliar pessoas disléxicas em suas atividades de escrita, leitura e organização de tarefas

Licença: Esta obra está licenciada como Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

Coordenação: Coordenador: Leonelo Dell Anhol Almeida

Equipe Executora: Maycom da Luz de Deus ( maycomdeus@alunos.utfpr.edu.br ); Ricardo Hagemeyer Paese( ricardopaese@alunos.utfpr.edu.br ).

Data: Criação: 12/12/2022

Descrição: Este trabalho faz parte do evento de extensão Acessibilidade e Inclusão Digital: extensão em parceria com o IFPR Colombo realizado em conjunto à disciplina de Acessibilidade e Inclusão Digital ministrada na UTFPR, campus Curitiba no segundo semestre de 2022.

Formato: Html e Vídeo

Língua: Português

Local: Curitiba

Introdução

Como objetivo deste projeto temos a identificação de aplicativos os quais possam auxiliar pessoas com dislexia nas suas atividades diárias como estudos, lazer e organização de tarefas a fazer, a fim de minimizar as dificuldades pelas quais essas pessoas passam. Para isto pesquisamos e utilizamos aplicativos os quais ajudam pessoas com dislexia nas suas atividades diárias, listando cada um dos aplicativos identificados e quais sua funcionalidades. Com isso espera-se que este será um material base para pessoas com dislexia, lhes informando as possibilidades que os aplicativos existentes trazem com sua utilização.

Métodos

Para atingir o objetivo esperado, selecionamos um aplicativo que auxilia na leitura, escrita e organização de pessoas disléxicas e elaboramos um tutorial em vídeo explicando as características e funcionalidades que cada uma dessas aplicações oferecem. Optamos por tutoriais em vídeo por não demandarem leitura, além da possibilidade de atualização posterior com descrição do conteúdo em libras.

O vídeo foi confeccionado pela equipe, utilizando imagens produzidas pelo grupo, assim como a narração de como utilizar as funcionalidades do aplicativo.

Alguns exemplos de aplicações possíveis de serem trabalhadas:

Resultados Esperados

Com os tutoriais em vídeo, esperamos que os aplicativos selecionados auxiliem pessoas disléxicas no dia a dia. Além disso, optamos pelo tutorial em vídeo para uma adoção maior pois não é necessário a leitura do passo a passo. O vídeo também possibilita a atualização por parte de grupos posteriores na mesma disciplina, enriquecendo-o com novos conteúdos ou com novas opções de acessibilidade.

Análise dos aplicativos

Após analisarmos todos os aplicativos citados acima chegamos a conclusão de que os que necessitam de uso de internet tem uma taxa de acerto maior ao realizar a transcrição de imagem para texto com relação aos aplicativos que podem ser utilizados sem conexão com a internet. Outra limitação encontrada para o aplicativo Lilly foi a plataforma a qual o aplicativo dá suporte, no caso apenas apenas a dispositivos Apple, portanto não seria possível utilizá-lo em plataformas mais populares como nos dispositivos Android.

Portanto, devido a análise realizada decidimos criar um vídeo tutorial para a utilização de aplicativos Google Keep, sendo neste vídeo apresentado as várias possibilidades de uso do aplicativo, como as opções de transcrição de voz para texto, imagem para texto e a possibilidade de criar marcadores os quais possibilitam organizar as fotos e textos por matéria por exemplo, facilitando o acesso do aluno a tais informações posteriormente  caso necessário.  

Google Keep utilidades

Dentre as principais possibilitadas do Google Keep podemos citar as seguintes:

        Link para instalação do google keep: Link http://bit.ly/3gIh7HW

A seguir o link para o vídeo no qual demonstramos como como utilizar as principais funcionalidade do Google Keep: Link   Tutorial de Uso Completo Google Keep - YouTube

Segue algumas opções para as quais o google Keep pode ser utilizado:

Proposta de dinâmica

Como dinâmica proposta para treinar o uso do Google Keep sugerimos a realização de três atividades, sendo elas as seguintes:

  1. Criar um marcador com o nome de alguma matéria;
  2.  Criar uma nota na qual será adicionada um título usando a funcionalidade de voz para texto, posteriormente transcrever uma imagem para texto (ex: um slide o qual o professor passou para os alunos);
  3. Usar a funcionalidade de lembrete do Google Keep;

No caso de dificuldade para a execução das atividades propostas é possível verificar os vídeos tutoriais os quais podem ser acessados no seguinte link:   Tutorial de Uso Completo Google Keep - YouTube .

Atualização do projeto

O trabalho consiste em atualizar e expandir o catálogo de aplicativos para dislexia, reavaliando as versões mais recentes dos mesmos e, em caso de descontinuidade, oferecer alternativas, além de incluir dois novos aplicativos: o Speechify  (aplicativo de texto para fala) e o Photomath  (assistente de resolução de problemas matemáticos). Complementaremos a atualização com um guia em vídeo didático, demonstrando funcionalidades práticas do Photomath , garantindo que usuários, educadores e familiares possam aproveitar as ferramentas de forma autônoma e informada.

Coordenador: Leonelo Dell Anhol Almeida

Equipe Executora:

Data: 04/02/2025

Atualizações:

1. Lilly app:  Não existem informações recentes sobre atualizações ou novas funcionalidades, o app não se encontra mais disponível na biblioteca de apps da Apple, sugerindo que o aplicativo pode ter sido descontinuado.

2. Google Play Livros:  Embora ainda não possa ser compatível com todos os tipos de arquivo, o app continua recebendo atualizações regulares, aprimorando suas funcionalidades e oferecendo suporte a diversos formatos de e-book. Não é um app focado em oferecer suporte a pessoas com dislexia, em alternativas, existem outros apps projetados para auxiliar pessoas com dislexia (Dolphin EasyReader, Bookshare Reader). Esses apps estão disponíveis tanto para Android, quanto para iOS, sendo alternativas valiosas e com disponibilidade para todos os tipos de usuários.

3. OCR Instantly PRO: A sigla OCR significa “Optical Character Recognition”, que traduzido para o português seria “Reconhecimento Ótico de Caracteres”, assim, como o próprio  nome indica, o aplicativo tem como objetivo principal transcrever textos, no qual o usuário necessita apenas de uma foto, que terá o texto selecionado e posteriormente transcrito. Ao contrário do que foi indicado pelo trabalho anterior, temos duas versões disponíveis do aplicativo no Google Play, sendo ambas do mesmo desenvolvedor ( TheSimplest.Net ).

Versão gratuita : OCR Instantly  ( ☆3.8,   5.91K de avaliações)

Versão paga:   OCR Instantly Pro  por R$25.99. ( ☆4.0,  450 avaliações)

De acordo com as reviews da ferramenta o aplicativo existe a um bom tempo e o principal ponto forte é a sua precisão da transcrição do texto, entretanto, uma informação relevante que não foi abordada previamente é que essa precisão está relacionada à língua inglesa, uma vez que grande parte das reclamações são relacionadas a falha do aplicativo para transcrever textos em outros idiomas.

Ademais, uma demonstração aplicativo foi referenciada pelo próprio desenvolvedor na descrição do projeto e pode ser encontrada no Youtube - OCR instantly Pro for Android! Turn images into text .

4. Google Keep:  é um aplicativo de anotações e lembretes baseado em nuvem que transmite a breve sensação de estar utilizando um post-it. Entre os seus recursos, vale ressaltar as notas de voz, lembretes, lista de tarefas e lista de verificação. Assim como evidenciado pelo grupo anterior, o aplicativo continua sendo uma opção extremamente útil e prática para a organização e anotações, e também possui uma vasta adoção pelos usuários, que evidente em sua nota da Playstore de ☆4.4 com incríveis 1.57M de avaliações.

Ademais, existiram rumores que a ferramenta seria descontinuada porém, o que foi encerrado foi o suporte para o aplicativo no Chrome (2021) - Migrate from the Keep  Chrome app -  ou seja, o que aconteceu foi basicamente uma migração para a web e não é  necessário se preocupar com isso.

Um bom vídeo explicando melhor o aplicativo pode ser encontrado em: “Google Keep: o que é e como usar”

5 . WebHelpDyslexia: Embora a extensão para navegadores WebHelpDyslexia ainda esteja disponível, como mencionado anteriormente, ela não recebe atualizações há mais de 10 anos. Ao tentar instalá-la em navegadores modernos, diversos erros são gerados devido à falta de manutenção. A maioria desses problemas ocorre porque a extensão não é mais compatível com tecnologias que foram descontinuadas até 2024.

Por esses motivos, não é mais possível utilizar a extensão WebHelpDyslexia de forma funcional. No entanto, existem alternativas modernas e atualizadas que podem ser usadas para oferecer suporte semelhante a pessoas com dislexia. Algumas dessas extensões são:

6 . Google Tradutor: O Google Tradutor alcançou um marco significativo em 2024  ao expandir drasticamente o número de idiomas suportados. Com o uso avançado de Inteligência Artificial (IA), a plataforma adicionou mais de 110 novas línguas ao seu sistema, praticamente dobrando a quantidade disponível em 2022. Essa expansão inclui idiomas minoritários, indígenas e regionais, reforçando o compromisso do Google com a inclusão linguística e a acessibilidade global.

Essa atualização não apenas amplia o alcance da ferramenta, mas também melhora a precisão e a naturalidade das traduções, graças aos modelos de IA generativa, que conseguem capturar nuances culturais e contextuais com maior eficiência.

7 . Speechify: O Speechify  é um aplicativo de Texto para Fala que possui extensão para o Chrome, versão para Android e IOs e um WebApp. O Speechify oferece vários recursos para iniciar a leitura, permite configurar tamanho de fonte e o tipo de fonte Open Dyslexic, tem disponível versão de leitura em português, diferentes tipos de vozes e velocidade de leitura. Com este aplicativo também é possível detectar texto em imagens para leitura. O WebApp permite integrar com serviços de armazenamento em nuvem e fazer o upload de arquivos para utilizar a funcionalidade de Text to Speech. O aplicativo possui uma versão de assinatura que oferece muito mais ferramentas, porém a versão grátis já possui o essencial.

8. Photomath : A dislexia pode dificultar a codificação e decodificação de símbolos, o que tem o potencial de também afetar o aprendizado matemático. Este fenômeno é conhecido como discalculia. Indivíduos com discalculia podem ter dificuldade em realizar cálculos matemáticos básicos, entender conceitos numéricos e resolver problemas matemáticos. Para ajudar com essa dificuldade, selecionamos o aplicativo Photomath, que, além de ajudar com a solução de problemas matemáticos, oferece a opção de desenvolver explicações passo-a-passo em texto que, combinado com outros tipos com tecnologias assistivas oferecidas pelo próprio sistema operacional do smartphone (ex. TalkBack no Android), tem o potencial de aliviar a frustração de desenvolver cálculos matemáticos reduzindo o atrito no aprendizado.

Para cálculo diferencial e integral, entretanto, é cobrado um valor de assinatura premium. O uso é simples, é possível digitar os problemas, mas ele é especialmente útil para pessoas com dislexia por ser capaz de processar fotos dos problemas e oferecer uma explicação detalhada da resolução. O aplicativo está disponível gratuitamente na sua versão básica para Android e iOS. Um guia em vídeo de uso do aplicativo está disponível em https://youtu.be/_ffPQgg6I7A .