Programação Acessível: Aprendendo Python com VSCode para pessoas cegas

Aprendendo Python com VSCode para pessoas cegas.

Ferramentas utilizadas nesse tutorial

Esse tutorial foi testado utilizando as ferramentas abaixo:

  • Leitor de Tela: NVDA;
  • Editor de Texto: VSCode;
  • Navegador: Chrome.

Tutoriais Acessíveis

Para conseguir aprender Python tendo algum tipo de deficiência visual, é necessário ter acesso a plataformas que foram projetadas para serem acessíveis. Nesse tutorial, vamos apresentar algumas plataformas que são acessíveis e que podem ser utilizadas para aprender Python.

Como traduzir o conteúdo em outros idiomas

A maioria dos tutoriais de programação são feitos em inglês, por isso, é necessário ter conhecimento do idioma ou traduzir a página para o português. Listamos algumas maneiras de traduzir o conteúdo da página caso seja em inglês. Esse é um passo muito importante, pois sem o domínio da lingua ou uma tradução, não será possível acompanhar o conteúdo desse tutorial e de outros da área de computação.

Traduzir por página

É possível traduzir o conteúdo por página, porém esse método não é tão consistente pois vários fatores podem afetar a disposição do menu de tradução, e a funcionalidade não é tão acessível.

Sem conta da Google logada
  1. Clique com o botão direito do mouse em qualquer local da página e pressione a tecla 'T', essa ação irá traduzir o conteúdo da página.
  2. Caso a página não seja traduzida é necessário clicar em algum outro local da página e tentar novamente, pois essa ação não deve selecionar nenhum controle de formulário.
Com conta da Google logada
  1. Com o navegador aberto, pressione a tecla ALT para selecionar a opção de "Personalizar o Google Chrome" e pressione "Enter".
  2. Pressione a seta para baixo até encontrar a opção "Traduzir", então pressione "Enter".
  3. A página então será traduzida para o idioma do sistema operacional.

Traduzir todas as páginas automaticamente

É possível traduzir todas as páginas que estão em outro idioma além do português através de configurações do Google Chrome. Esse método é recomendado pois é mais consistente e acessível, porém é aplicado para todas as páginas automaticamente.

Para que isso seja possível, siga o passo-a-passo abaixo:

  1. Com o navegador aberto, pressionar a tecla ALT para selecionar a opção de "Personalizar o Google Chrome" e pressione "Enter".
  2. Pressione a seta para baixo até encontrar a opção "Definições", então pressione "Enter".
  3. A tela já irá abrir com a barra de pesquisa selecionada, então digite "Tradutor".
  4. Pressione "Tab" até encontrar a opção "Adicionar Idiomas" da opção "Traduza automaticamente estes idiomas", então pressione "Enter".
  5. Irá abrir um menu onde é possível selecionar todos os idiomas que o Chrome irá traduzir automaticamente o conteúdo. Digite "inglês" e pressione "Tab" até encontrar a opção com checkbox do "Inglês - English", então pressione "Espaço" ou "Enter" para marcar o checkbox.
  6. Com o checkbox ativado, pressione "Tab" até a opção "Adicionar" então pressione "Enter"

A partir desse momento, toda página em que o idioma original for inglês, será traduzida automaticamente para o Portugues/Brasil. Você pode adicionar mais idiomas seguindo o mesmo passo a passo anterior.

W3Schools

O W3Schools é reconhecido como uma das plataformas mais acessíveis para aprendizado de programação em Python e desenvolvimento Web. Este site tem sido amplamente recomendado em várias comunidades de programadores e desenvolvedores.

Para acessar os tutoriais de Python, visite o W3Schools Python Tutorial.

O tutorial do W3Schools é dividido em capítulos, que começam desde o básico da linguagem, até os conceitos mais avançados.

A plataforma possui algumas áreas de 'Exemplo' em que é possível visualizar um exemplo em código do que está sendo ensinado no documento. Além disso, nessa parte de exemplos, possui um botão de “Experimente você mesmo”, para que você possa executar o código no próprio W3Schools. Essa ação abrirá uma nova aba, o que pode dificultar o acompanhamento da tarefa, por isso, a preferência será de executar os códigos no próprio VSCode.

Python.org

O site oficial da linguagem Python também oferece um tutorial para iniciantes. O tutorial serve como uma fonte de referência para os programadores, contendo exemplos de código e explicações detalhadas sobre os conceitos de programação.

Para acessar o tutorial de Python, visite o Python.org Tutorial.

É recomendado que seja usado após o aprendizado básico da linguagem, que pode ser obtido no W3Schools.

VSCode

O VSCode é um editor de texto gratuito e de código aberto, desenvolvido pela Microsoft. Ele é um dos editores mais utilizados por programadores, devido a sua grande quantidade de extensões e facilidade de uso.

Extensões

Para instalar uma extensão, pressione as teclas “CTRL + SHIFT + X” para abrir a aba de extensões. Nessa aba, digite o nome da extensão que deseja instalar e pressione “Enter” para buscar a extensão. Após encontrar a extensão desejada, pressione “Enter” para selecionar a extensão e pressione "Tab" consecutivamente até encontrar o botão de "instalar", então pressione "Enter" para instalar. Após a instalação, a extensão vai aparecer na lista de extensões instaladas.

Extensões para programar em Python

Abaixo segue uma lista de extensões que devem ser instaladas para que se possa ter uma boa experiencia de programação em Python no VSCode.

  • Error Lens
  • Python

Configurações de acessibilidade.

O VSCode possui algumas configurações de acessibilidade que podem ser ativadas para facilitar o uso do editor. Para acessar as configurações de acessibilidade, pressione as teclas “CTRL + SHIFT + P” e digite “Preferences: Open Settings (JSON)”. Isso vai abrir um arquivo JSON com as configurações do VSCode. Para ativar as configurações de acessibilidade, adicione as seguintes linhas no arquivo JSON:

                        
{
    "editor.accessibilitySupport": "on",
    "errorLens.editorHoverPartsEnabled": {
        "messageEnabled": true,
        "sourceCodeEnabled": true,
        "buttonsEnabled": true
    },
    "errorLens.messageTemplate": "$severity $message"
}
                        
                    

Dicas para auxiliar o desenvolvimento

Com as extensões instaladas anteriormente, será possível conferir erros diretamente no editor de texto do VSCode, sem a necessidade de abrir o terminal. Abaixo existe uma lista de atalhos e quando devem ser usados, além de outras dicas gerais:

  • Quando o modo de leitor de tela está habilitado no VSCode, um feedback de audio é tocado quando existe um erro na linha selecionada. Para saber do que se trata o erro, basta pressionar "CTRL + K + I", então a mensagem do erro será lida pelo leitor de tela. Essa mensagem pode ser um pouco extensa dependendo do erro, mas é possível ter uma ideia do que está acontecendo.
  • Se o documento tem muitos erros ou voce deseja navegar entre eles de uma maneira mais fácil, é possível pressionar o atalho "CTRL + SHIFT + M", isso irá abrir o menu de "Problemas" que possue uma lista de todos os erros e avisos de todos os arquivos abertos no VSCode. Para navegar entre os erros, basta pressionar a seta para cima ou para baixo, isso irá selecionar o erro e o leitor de tela irá ler a mensagem do erro. O VSCode também irá te levar automaticamente para o arquivo e linha do erro, sendo possível corrigir o erro diretamente no editor de texto.
  • Alguns erros, como de importação, podem ser corrigidos automaticamente pelo VSCode. Para isso, basta pressionar "CTRL + ." e o VSCode irá sugerir uma correção para o erro. Caso a sugestão seja a correta, basta pressionar "Enter" para corrigir o erro.
  • Para navegador para uma linha específica do código, basta pressionar "CTRL + G" e digitar o número da linha que deseja ir, então pressione "Enter".

Comunidades para programadores cegos

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 7 sete milhões de pessoas apresentam alguma deficiência visual no Brasil. Deste total, cerca de 580 mil são completamente cegas e os demais apresentam baixa visão, seja por consequências congênitas ou adquiridas ao longo da vida.

Muitas destas pessoas, já trabalham na área de programação, ou têm o interesse em aprender e se desenvolver neste mercado. Cada um dos programadores cegos tem sua maneira de lidar com a deficiência e, ao final do dia, conseguem entregar bons resultados. Muitos têm dificuldade de atingir este objetivo e, ter o contato com outras pessoas com a mesma condição, sem dúvidas, contribui no desenvolvimento. Seja compartilhando dicas de softwares ou extensões que os ajudam, configurações que facilitam a compreensão do código, ou locais onde buscar e compartilhar conteúdos acessíveis para continuar evoluindo na profissão.

Dito isso, reunimos algumas comunidades que podem ser de interesse para este público. As comunidades são no idioma Inglês, pois não conseguimos encontrar links para o idioma PT/BR, mas é possível acessar o fórum usando a funcionalidade de tradução do navegador. São elas:

Reddit

r/Blind

No reddit temos a comunidade r/Blind que é uma comunidade geral de pessoas cegas e que não é focada em Programação, porém nessa comunidade várias pessoas compartilham suas experiências e como conseguem vencer alguns obstáculos.

Aqui, é possível encontrar um tópico de um programador cego que fez um AMA(Ask me Anything), que é um tipo de post onde as pessoas podem fazer perguntas relacionadas ao assunto, e é possível encontrar diversas dicas.

r/learnprogramming

Ainda no reddit, temos a r/learnprogramming que é o maior fórum online para aprendizado de programação. Embora seja um fórum geral, por ser muito ativo, temos várias pessoas que fazem perguntas sobre como programar sendo deficiente visual.

Aqui, temos um exemplo de post perguntando se é possível programar sendo cego, e várias respostas com dicas valiosas.

Aqui, outro link com diversas dicas.

Nada impede de que você abra seu próprio tópico para fazer perguntas especializadas para seu caso.

Freecodecamp

No Freecodecamp, que é uma das maiores plataformas de aprendizado de programação, é possível encontrar diversas dicas para pessoas cegas.

Um exemplo é esse blog, que fala sobre um programador que é cego de nascença e sua experiência com programação.