Cultura

Construído no final da década de 1940, o Edifício CBI Esplanada é uma entre as diversas construções históricas do centro de São Paulo e, como tal, conta bons relatos sobre o passado. O primeiro arranha-céu do Vale do Anhangabaú foi também a primeira sede própria da AFPESP, inaugurada em 1951. Neste ano de 2021, em comemoração ao 90º aniversário da associação, o espaço foi reformado e reativado no dia 5 de novembro como um centro cultural. A remodelação do 19º andar do prédio foi um trabalho conjunto das Coordenadorias de Eventos e de Educação e Cultura, com apoio da Diretoria Executiva. As obras para a readequação do espaço foram realizadas ao longo de 2021.

Proposta de remodelação

Hosaná Dantas, gerente da Coordenadoria de Educação e Cultura, conta que nos últimos 14 anos a unidade abrigou a biblioteca da AFPESP e parte dos cursos de artes plásticas e música, além do departamento administrativo. Nesse tempo, alguns projetos de remodelação e reaproveitamento foram elaborados pelas Coordenadorias de Educação e Cultura e de Obras, sem obter encaminhamento. Tudo mudou em 2020. “Por conta do distanciamento a que fomos submetidos pela pandemia e pela saída do departamento administrativo que lá estava atuando, encaminhamos à nova gestão mais uma proposta de remodelação, que desta vez foi acolhida”, declara.

Na proposta de remodelação apresentada, a primeira fase do projeto contempla a reestruturação da biblioteca e de uma sala de cursos de artes plásticas, além da disposição de um novo espaço de convivência, com cafeteria e galeria de artes. “A biblioteca ganhará um conceito aberto, que a transformará em um ambiente sociocultural onde seja possível o desenvolvimento de variadas programações literárias. A cafeteria será integrada para ampliar a ideia de convivência e de entretenimento artístico-literário”, explica Nedda Gradim, coordenadora de Eventos.

História viva

Os 90 anos de AFPESP marcam também os 70 anos de presença da associação no edifício CBI, o que torna a data duplamente especial. “O edifício foi construído nos anos de 1940 para ser a sede da Companhia Brasileira de Investimentos, de onde vem a sigla CBI. A AFPESP adquiriu o 16º andar do prédio para constituir sua primeira sede própria, inaugurada em 5 de novembro de 1951. À época, o andar abrigava grande parte dos principais departamentos da associação”, afirma Dantas.

Durante as obras, as equipes se depararam com diversos “achados” históricos e artísticos, que se encontram em avaliação de autenticidade autoral e restauro. A decoração “retrô”, em sintonia com a proposta de resgate histórico da instituição, será complementada pela inserção de elementos de antiquário vindos de outros locais. “As Coordenadorias de Patrimônio e de Eventos da AFPESP trabalharam positivamente no levantamento e na organização de um acervo mobiliário valoroso, que se encontrava na Unidade de Lazer AFPESP Monte Verde”, afirma Dantas.

AFPESP nas redes sociais

Portal AFPESP

Compartilhe esta página